Vasco multinacional

O time do Vasco da Gama está um time multinacional. Pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil 2024 jogaram 6 jogadores estrangeiros: Puma Rodríguez (Uruguai), Juan Sforza (Argentina), Dimitri Payet (França), Emerson Rodríguez (Colômbia), Jean Meneses (Chile) e Pablo Vegetti (Argentina). Estiveram em campo jogadores de 6 nacionalidades diferentes: Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e França. O Vasco ainda tinha no banco um jogador paraguaio, R. Rojas e outro jogador chileno, P. Galdames. O elenco vascaíno atualmente conta com jogadores de 7 nacionalidades distintas: Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Paraguai e França.

126 anos de Vasco da Gama

Um dos clubes mais amados e respeitados do mundo, Clube de Regatas Vasco da Gama ou Real Clube de Regatas Vasco da Gama. Parabéns pela mais bela história de um clube de futebol no mundo. Não se trata somente de títulos, mas de recordes e outros feitos importantes, pioneirismos (luta contra o racismo no futebol, apoio aos esportes paralímpicos, Colégio Vasco da Gama, desfiles de 7 de Setembro em São Januário, desfiles de carnaval em São Januário, apoio ao desporto feminino), histórico de fair play, de respeito aos grandes atletas que passaram pelo clube e reconhecimento a tantos outros que não passaram pelo clube.

Grandes jogadores estrangeiros e a relação com o Vasco

Jaksic, Stefanovic, Mihajlovic, Ivkovic, Arsenijevic, Vujadinovic, Bek, Tirnanic, Sekulic e mais jogadores: enfrentaram o Vasco da Gama em amistoso vencido pela equipe carioca, no ano de 1930, atuando pela Yugoslavia, terceira colocada na Copa do Mundo do Uruguai.

Tom Whittaker: treinou o Arsenal (Inglaterra) em 1949, em partida disputada em São Januário, diante do Vasco da Gama.

Di Stéfano, Mateos, Kopa e Gento: eram jogadores do Real Madrid (Espanha), bicampeão europeu, que viu o Vasco aplicar um show de futebol ao estilo brasileiro, em um 4 a 3 histórico, no ano de 1957, pelo Torneio de Paris (Mundial de Clubes).

Lev Yashin: enfrentou o Vasco em 1957, quando jogava pelo Dínamo de Moscou.

Eberhard Vogel: enfrentou o Vasco em 1965, defendendo a equipe da Alemanha Oriental. Vogel participou da Copa do Mundo de 1974 e ganhou dois bronzes olímpicos.

Eusébio: em 1970, por pouco o jogador Eusébio (Portugal) não foi transferido do Benfica (Portugal) para o Vasco da Gama.

Dino Zoff: enfrentou o Vasco da Gama, no ano de 1975, atuando pela Juventus (Itália).

Paolo Rossi: enfrentou o Vasco da Gama, no ano de 1979, enquanto jogava pela equipe do Perugia (Itália). Paolo Rossi foi decisivo no título mundial conquistado pela Itália em 1982.

Thomas Berthold: enfrentou o Vasco da Gama pelo Torneio de Udine/Troféu Zanussi (1983). Thomas Berthold disputou 3 copas do mundo com a seleção alemã, em 1986, 1990 e 1994.

Schmeichel, Brian Laudrup (irmão de Michael Laudrup): enfrentaram o Vasco da Gama atuando pela Seleção da Dinamarca, em 1988.

François M’Pelé: enfrentou o Vasco, no ano de 1989, jogando pelo Paris Saint Germain (França). É um dos maiores goleadores da história do clube francês e o maior goleador do clube na Copa da França.

Gary Lineker: o astro inglês estava no elenco do Tottenham, que enfrentou o Vasco da Gama pela Kirin Cup 1991.

Cruijff e Zubizarreta: um dos grandes nomes do futebol holandês, Cruijff enfrentou o Vasco como treinador do Barcelona, no ano de 1992. Na mesma ocasião, Zubizarreta era o goleiro do time catalão.

Maradona: enfrentou o Vasco em 1994, quando jogava pelo News Olds Boys. Na época, ficou admirado com a exibição de Dener pelo Vasco.

Capello, Panucci e Savicevic: em 1994, o Vasco enfrentou o Milan (ITA) em um jogaço, com o time italiano treinado por Fabio Capello e com craques como Panucci e Savicevic. A Itália era atual vice campeã mundial e o Milan um timaço.

Raul, Seedorf e Hierro: Atuando pelo Real Madrid (ESP), enfrentaram o Vasco da Gama no Mundial de Clubes de 1998.

Beckham: Esteve no elenco do Manchester United que disputou o Mundial de Clubes de 2000, disputado no Brasil e que perdeu por 3 a 1 pro Vasco da Gama.

Boateng, Miguel de Jong e Van der Vaart: enfrentaram o Vasco da Gama em 2008, no Torneio de Dubai, como jogadores do Hamburgo (Alemanha).

Frank de Boer: treinou o Ajax diante do Vasco da Gama, em 2013.

Messi e Dí Maria: treinaram com a seleção argentina em São Januário, antes da final contra a Alemanha, no Mundial de Seleções de 2014, que foi disputado no Brasil.

Payet: jogador francês e primeiro francês a atuar com a camisa do Vasco da Gama, desde 2023.

Vasco x equipes gaúchas (confronto direto)

Vasco 29 x 42 Grêmio (RS),

Vasco 27 x 32 Internacional (RS),

Vasco 5 x 8 Juventude (RS),

Vasco 3 x 0 Renner (RS),

Vasco 3 x 0 São Paulo (RS),

Vasco 2 x 0 Caxias (RS),

Vasco 2 x 0 Pelotas (RS),

Vasco 2 x 1 Brasil de Pelotas (RS),

Vasco 1 x 0 Cruzeiro (RS),

Vasco 1 x 0 Lajeadense (RS),

Vasco 1 x 0 Santa Cruz (RS),

Vasco 1 x 1 Internacional de Santa Maria (RS),

Vasco 0 x 0 Novo Hamburgo (RS),

Vasco 0 x 0 Rio Grande (RS),

Vasco 0 x 0 Rio Grandense (RS)

Vasco x equipes paranaenses (confronto direto)

Vasco 27 x 17 Coritiba (PR),

Vasco 26 x 19 Atlético paranaense (PR),

Vasco 12 x 9 Paraná (PR),

Vasco 5 x 3 Londrina (PR),

Vasco 2 x 0 Corinthians (PR),

Vasco 2 x 0 Ferroviário (PR),

Vasco 2 x 0 Pinheiros (PR),

Vasco 2 x 2 Operário (PR),

Vasco 1 x 0 Foz do Iguaçu (PR),

Vasco 1 x 0 Grêmio de esportes Maringá (PR),

Vasco 1 x 0 Grêmio Esportivo Maringá (PR),

Vasco 1 x 0 Irati (PR),

Vasco 1 x 0 Jacarezinho (PR),

Vasco 1 x 0 Nacional (PR),

Vasco 1 x 0 Rio Branco (PR),

Vasco 0 x 0 Umuarama (PR),

Vasco 0 x 1 Britânia (PR),

Vasco 0 x 1 Colorado (PR),

Vasco 0 x 1 Mandaguari (PR)