Grandes jogadores estrangeiros e a relação com o Vasco

Jaksic, Stefanovic, Mihajlovic, Ivkovic, Arsenijevic, Vujadinovic, Bek, Tirnanic, Sekulic e mais jogadores: enfrentaram o Vasco da Gama em amistoso vencido pela equipe carioca, no ano de 1930, atuando pela Yugoslavia, terceira colocada na Copa do Mundo do Uruguai.

Tom Whittaker: treinou o Arsenal (Inglaterra) em 1949, em partida disputada em São Januário, diante do Vasco da Gama.

Di Stéfano, Mateos, Kopa e Gento: eram jogadores do Real Madrid (Espanha), bicampeão europeu, que viu o Vasco aplicar um show de futebol ao estilo brasileiro, em um 4 a 3 histórico, no ano de 1957, pelo Torneio de Paris (Mundial de Clubes).

Lev Yashin: enfrentou o Vasco em 1957, quando jogava pelo Dínamo de Moscou.

Eberhard Vogel: enfrentou o Vasco em 1965, defendendo a equipe da Alemanha Oriental. Vogel participou da Copa do Mundo de 1974 e ganhou dois bronzes olímpicos.

Eusébio: em 1970, por pouco o jogador Eusébio (Portugal) não foi transferido do Benfica (Portugal) para o Vasco da Gama.

Dino Zoff: enfrentou o Vasco da Gama, no ano de 1975, atuando pela Juventus (Itália).

Paolo Rossi: enfrentou o Vasco da Gama, no ano de 1979, enquanto jogava pela equipe do Perugia (Itália). Paolo Rossi foi decisivo no título mundial conquistado pela Itália em 1982.

Thomas Berthold: enfrentou o Vasco da Gama pelo Torneio de Udine/Troféu Zanussi (1983). Thomas Berthold disputou 3 copas do mundo com a seleção alemã, em 1986, 1990 e 1994.

Schmeichel, Brian Laudrup (irmão de Michael Laudrup): enfrentaram o Vasco da Gama atuando pela Seleção da Dinamarca, em 1988.

François M’Pelé: enfrentou o Vasco, no ano de 1989, jogando pelo Paris Saint Germain (França). É um dos maiores goleadores da história do clube francês e o maior goleador do clube na Copa da França.

Gary Lineker: o astro inglês estava no elenco do Tottenham, que enfrentou o Vasco da Gama pela Kirin Cup 1991.

Cruijff e Zubizarreta: um dos grandes nomes do futebol holandês, Cruijff enfrentou o Vasco como treinador do Barcelona, no ano de 1992. Na mesma ocasião, Zubizarreta era o goleiro do time catalão.

Maradona: enfrentou o Vasco em 1994, quando jogava pelo News Olds Boys. Na época, ficou admirado com a exibição de Dener pelo Vasco.

Capello, Panucci e Savicevic: em 1994, o Vasco enfrentou o Milan (ITA) em um jogaço, com o time italiano treinado por Fabio Capello e com craques como Panucci e Savicevic. A Itália era atual vice campeã mundial e o Milan um timaço.

Raul, Seedorf e Hierro: Atuando pelo Real Madrid (ESP), enfrentaram o Vasco da Gama no Mundial de Clubes de 1998.

Beckham: Esteve no elenco do Manchester United que disputou o Mundial de Clubes de 2000, disputado no Brasil e que perdeu por 3 a 1 pro Vasco da Gama.

Boateng, Miguel de Jong e Van der Vaart: enfrentaram o Vasco da Gama em 2008, no Torneio de Dubai, como jogadores do Hamburgo (Alemanha).

Frank de Boer: treinou o Ajax diante do Vasco da Gama, em 2013.

Messi e Dí Maria: treinaram com a seleção argentina em São Januário, antes da final contra a Alemanha, no Mundial de Seleções de 2014, que foi disputado no Brasil.

Payet: jogador francês e primeiro francês a atuar com a camisa do Vasco da Gama, desde 2023.