Alguns termos do futebol e a contribuição vascaína

Gandula (pegador de bolas): teria surgido através do jogador vascaíno Bernardo Gandulla, que quando a bola saía de campo, corria logo atrás da bola para fazer a reposição ao jogo.

Luvas (valor pago como bônus ao jogador): teria surgido com a vinda de Ademir de Menezes do Sport para o Vasco, no qual o jogador teria feito a exigência de luvas (um bônus) sobre o seu salário. Curiosamente, as primeiras luvas de goleiros no futebol brasileiro vieram pelas mãos de Jaguaré, goleiro do Vasco da Gama, trazidas de uma excursão vascaína à europa.

Gol olímpico: o termo gol olímpico teria surgido em um jogo entre Uruguai e Argentina ou entre Vasco e Montevideo Wanderers (URU), pelo fato do futebol uruguaio ter sido na época campeão olímpico.

Ponta-de-lança: surgiu com Ademir de Menezes (Vasco), por conta do mesmo utilizar muito os lados do campo para cruzar bolas na área.

Bicho (premiação extra): O bicho no futebol brasileiro também surgiu no Vasco, por conta de na época amadora não se poder receber salário, aí surgiu como uma espécie de incentivo financeiro aos jogadores.

Fazer uma vaquinha: surgiu nos anos 1920, como uma forma dos dirigentes vascaínos e torcedores se reunirem e ajudarem com o que cada um podia os jogadores do clube (que ficaram conhecidos na época como os “Camisas Negras”) na época do futebol amador, em que não era permitido receber salários no futebol.

Zebra: a zebra no futebol brasileiro surgiu em um jogo entre Vasco e Portuguesa (RJ), em que a lusa carioca venceu o favorito Vasco, ficando a palavra relacionada a quando um time favorito perde para uma equipe de menor expressão.

Gol de bicicleta: surgiu no Brasil com Leônidas da Silva, jogador que ganhou grande destaque no Vasco da Gama e é considerado um dos inventores da “bicicleta”.

Expressinho: o segundo time de qualquer clube hoje em dia é chamado de expressinho, porque o Expresso já tinha nome, era o “Expresso da Vitória” vascaíno dos anos 1940, o maior time da história do Vasco da Gama. Quando o Vasco jogava com os seus reservas ou suplentes, o expressinho também ganhou fama, porque também era muito bom.