Gol de Tatu (do Vasco) e título sobre o Urubu

No ano de 1926, aconteceu o primeiro título vascaíno do Torneio Início do Estadual do Rio de Janeiro, conquistado em jogo decisivo sobre o Flamengo, em 28/03/1926, no Estádio Laranjeiras, com uma vitória por 1 a 0 dos Camisas Negras, com gol de Altino Marcondes (conhecido no meio futebolístico como Tatu, com passagem também pela Seleção Brasileira, durante a sua carreira como jogador de futebol). Um gol histórico sobre o Urubu, que valeu a primeira das 10 conquistas vascaínas na competição, em que se tornaria o clube com mais troféus.

Time do Vasco da Gama: Nélson, Hespanhol, Itália, Nesi, Bolão, Arthur, Paschoal, Torterolli, Russinho, Tatu (*1 gol), Dininho.

Time do Flamengo: Batalha, Pennaforte, Hélcio, Aldo, Flávio Costa (*que depois se tornaria treinador do Expresso da Vitória do Vasco na conquista do Sulamericano de Clubes Campeões de 1948 e treinador da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Seleções de Futebol Masculino de 1950), Moura, Allemand, Benevenuto, Fragoso, Aché, Moderato.

Campeão do Torneio Início do Estadual do Rio de Janeiro de 1926: Clube de Regatas Vasco da Gama (primeiro título vascaíno na competição).