Curiosidades do Vasco

Antigamente existiam competições de primeiros e de segundos quadros, ou de times titulares e de times reservas (também chamados de aspirantes), no entanto até os dias de hoje quando uma equipe escala seu time reserva para algum jogo, a imprensa futebolista costuma falar que essa equipe jogará com o seu “expressinho”, ou seja, sem os seus titulares, mas o que quase ninguém sabe é que essa nomenclatura “expressinho” teve origem com o Expresso da Vitória do Vasco, aí quando o time B do Vasco jogava era o “Expressinho”.

A origem do salário de jogadores, no futebol brasileiro, surgiu com o Vasco, em uma época em que o futebol era ainda amador, os clubes eram amadores e os jogadores eram proibidos de serem remunerados. O “bicho”, expressão popular no futebol, que hoje se utiliza para premiações por conquistas, também teve origem no Vasco.

Reza a lenda, no futebol brasileiro, que o termo “gandula” teria surgido por conta de um ex jogador do Vasco, Bernardo Gandulla, que tinha como hábito pegar a bola, do lado de fora do campo de jogo, para repô-la novamente ao jogo, quando o referido jogador estava no banco de reservas do Vasco.

O lance de “bicicleta” foi imortalizado por um ex jogador do Vasco, Leônidas da Silva, conhecido como Diamante Negro, que deu origem ao famoso chocolate Diamante Negro.

O primeiro gol olímpico marcado no futebol brasileiro foi anotado por um jogador vascaíno, Santana.

O gesto de erguer a taça depois de um título foi criado pelo jogador Bellini, jogador vascaíno campeão do mundo em 1958 com a Seleção Brasileira e também capitão da equipe. Hoje, de costume, todos os capitães repetem esse gesto ao serem campeões por seus clubes ou seleções.

O nome oficial do Estádio de Futebol do Vasco é Estádio Vasco da Gama, que ficou popularmente conhecido por São Januário, por estar situado no entorno da Rua São Januário, no Bairro Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, já tendo sido palco de desfiles de escolas de samba, de comemorações do Dia do Trabalho e da Independência do Brasil (com a presença do Presidente Getúlio Vargas), de apresentações de Heitor Villa-Lobos, de discurso de Luiz Carlos Prestes, do Sulamericano de Seleções de 1949 (uma das sedes) e também foi utilizado como campo de treinamento na Copa do Mundo de 2014, bem como foi uma das sedes do futebol nos V Jogos Mundiais Militares, no ano de 2011.

O Vasco foi o primeiro clube brasileiro a aceitar em seus quadros jogadores mulatos e operários, tendo tido um importante papel na luta contra o racismo no futebol brasileiro, num movimento que ficou conhecido como “Resposta Histórica”, através do documento datado de 07 de Abril de 1924, encaminhado pelo Vasco à Associação Metropolitana de Esportes Atléticos (AMEA), entidade formada pelo Flamengo, Fluminense, Botafogo, América e Bangu.

O Vasco foi o primeiro clube carioca a possuir um estádio de futebol (1927) e o primeiro clube carioca campeão no Maracanã (1965), primeiro clube carioca campeão brasileiro (1974), sulamericano (1948) e o primeiro a ter status de melhor do mundo, em 1957, após uma brilhante vitória diante do poderoso e temido Real Madrid, bicampeão europeu, no Estádio Parc de Princes, em Paris, França, no primeiro Torneio de Paris (1957), sendo também o primeiro clube brasileiro campeão do Tereza Herrera na Espanha (1957).

Vasco foi também o primeiro clube brasileiro a excursionar à Europa.

O Vasco é o clube brasileiro com mais títulos de taças/torneios disputados na Europa, um total de 15.

Time brasileiro que mais venceu equipes européias, 119 vitórias.

O primeiro gol da história do Vasco foi marcado por um jogador português, Adão Antônio Brandão, sendo que o nome do Clube é em homenagem ao navegador português, Vasco da Gama. Clube de origem portuguesa e o primeiro gol feito na história do clube anotado por um jogador português.

O Vasco foi o primeiro clube brasileiro a eleger um presidente negro, em 1904, Cândido José de Araújo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s